sazonal

Padrão

Aula de Geografia, atividade extra no caderno e eis que vem a pergunta:

– professora, o que é ‘sazonal’?

Eu, com aquela paciência que Deus deu extra aos professores (porque eles estão no nono ano e já viram essa palavra duas centenas de vezes):

– tem a ver com a época do ano, acontece sempre em determinada estação do ano. Aliás, vocês já coloquem  o significado dessa palavra ai do lado para aprenderem, porque na próxima prova eu não vou ficar ‘traduzindo’ as palavras que vocês não conhecem, como eu fiz na prova passada. São palavras que vocês tem de saber (porque gente, eu não tô falando de palavras como ‘idiossincrasia’, tô falando de ‘intenso’: “- professora, inverno intenso é que foi muito frio né?”).

– Mas professora, você devia escrever com as palavras que A GENTE sabe, não as suas (as minhas, sou dona de palavras agora…).

– Não senhora. Vocês vem pra escola para aumentar o vocabulário de vocês, não para ficarem com esse vocabulário restrito!

– Aí, tá vendo, ‘restrito’!

ráxitégui vida de professora

Lembrei disso porque fiquei sabendo que ‘traduziram’ um livro do Machado de Assis para que os jovens possam ler. Olha minha gente, eu não acho que Machado seja fácil, acho até que não seria nada demais colocar umas notinhas de rodapé com o significado de algumas palavras (que na minha época a gente tinha um método muito complexo pra resolver esse problema, chamado procurar-no-dicionário) mas daí a MODIFICAR O TEXTO! Um blogueiro fez uma comparação brilhante:

“Eu também entendo o porquê da minha irmãzinha não gostar muito do quadro O Nascimento de Vênus, de Botticelli, mas nem por isso eu tenho o direito de colocar a boneca Barbie em cima da concha, no lugar da deusa Vênus, né?”

Vamos dar conhecimento para que eles consigam ler Machado de Assis? Nop, vamos modificar as palavras difíceis. Logo nas livrarias: prateleiras dividindo as obras por níveis, como um video-game:

– O senhor quer Jorge Amado no nível hard? Porque temos aqui um easy que acabou de sair, ilustrado, com apenas 4 tempos verbais e 20 páginas!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s