Tourada no Campo Pequeno

Padrão

Quem viu onde moro, sabe que é muito próximo à Praça de Touros que, como o nome diz, é uma grande arena para a realização de touradas.

Image

E essa foto é do dia em que resolvi “conhecer a cultura” e me fui, comprando o lugar mais barato, para assistir a tal carnificina manifestação cultural.

O início é muito bonito:a cerimônia de abertura, aquelas pessoas bonitas e bem vestidas, a orquestra, o público aplaudindo. Eu aplaudi também, mas os aplausos terminaram na abertura mesmo.

Image

No google aprendi que o que acontece no Campo Pequeno (e talvez seja a tradição portuguesa, mas não sei) é o “rejoneo”, que consiste no toureiro a cavalo. Há um espécie de hierarquia: são três toureiros a cavalo competindo, e há, nos intervalos, os homens que seguram a famosa capa e fazem o “olé” e os  “forcados”, que são os caras que de fato encaram o boi na unha. Mas a competição ocorre mesmo entre os três montados, que se alternam em enfincar as espadas no lombo do boi. Os forcados só entram quando o boi já está bastante machucado, pingando sangue na arena – e sim, as pessoas aplaudem e vibram pelo toureiro que enfinca mais espadas.

Sinceramente, por mais respeito à tradição e à cultura, eu queria muito que os toureiros se fodessem! Lembrei daquela cena do filme “O Gladiador”. que o imperador machuca o Maximus antes da batalha… é a mesma coisa! O touro já entra machucado,  e só depois de umas duas espadadas é que entram o rapaz com a capa e depois os tais forcados… Eu não consegui aplaudir. Não só não aplaudir: eu morria de pena do bicho. Ele estava ali, sendo machucado, atordoado, só para satisfazer sei lá o quê! Os nossos rodeios no Brasil, que são proibidos em muitos lugares como Campinas, são fichinha perto da maldade.

É bom frisar que é tudo muito diferente do que, pelo menos eu, tinha em mente de o que seria a tourada: o homem com a capa e tal. Quem manda ali é o cara do cavalo, e os cavalos são espetaculares! Eu só queria ali que nem o touro, nem o cavalo se machucassem! Sai antes do fim e descobri que um dos forcados, esses meninos aspirantes a toureiros, se deu bem mal nessas de tentar imobilizar o touro.

Pra quem defende que é tradição, um grandissíssimo FODA-SE! É fácil defender tradição quando não é no seu lombo que estão enfincando espadas, né bonitão?! Por mim, agora com conhecimento de causa, que se proibissem  todas as touradas sim! A diversão de ninguém deve se dar às custas de um animal ser machucado e morto. Dá pra se divertir com muita coisa que não signifique o sofrimento de outro… vocês tem imaginação, ibéricos… sei que podem fazer melhor 😉

Image

Foi a primeira vez que fui feliz em não ter dinheiro, porque senão teria tido a “brilhante” ideia de ver esse massacre de perto…

Anúncios

»

  1. acho que a inquisição tambem deveria voltar pois foi tradição que existiu por mais de 300 anos não podemos perde-la
    ñ achão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s