Companhia na viagem

Padrão

Salman Rushdie foi o autor que descobri da maneira mais ridícula que uma leitora pode assumir: numa liquidação. Achei o livro encantador mas nunca tinha ouvido falar dele. Admito que comprei porque a Fnac não sabia seu valor (e nem eu, santa ignorância). Quando li na orelha do livro que Rushdie teve sua morte decretada por um aiatolá por ter escrito um livro criticando o islamismo, o admirei ainda mais. Descobrindo ainda que Haroun e o Mar de Histórias era uma defesa dessa mesma liberdade de expressão que tentavam tirar dele, eu já sabia que a compra tinha sido boa. Só não sabia o quanto eu ia gostar dele.

“Seria melhor se você ficasse com os pés no chão, mas você vivia no mundo da lua. Seria melhor se você se limitasse aos Fatos, mas você encheu sua cabeça de histórias. Seria melhor você ter ficado em casa, mas lá veio você até aqui. São as histórias que causam os problemas. Um Mar de Histórias é um Mar de Problemas. Me responda, por favor: para que servem essas histórias que nem sequer são verdade?”

O diálogo fantástico entre uma sombra que conseguia se desgrudar do corpo de origem e um menino tentando salvar o Mar de Histórias faz muito mais sentido quando se sabe que Rushdie queria demonstrar para o filho a importância da liberdade, não?

Antes ainda, quando o menino questionou o porquê dos soldados do exército poderem falar sobre o que quisessem (inclusive mal dos planos de salvar a princesa), recebeu uma resposta incrível:

“qual o sentido de se dar às pessoas Liberdade de Expressão, e depois dizer que elas não devem utilizá-la? E não é o Poder da Palavra o maior de todos os poderes? Então de certo deve ter plenas garantias de exercício!”

Discurso interessante vindo de um Gavião-Avião mecânico. 🙂

Mais informações sobre o autor e sua história aqui

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: O que ando lendo « vemvidavem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s